6 de jun. de 2013

MAKING OF - QUADRO DE FOTOS E AVISOS REAPROVEITADO

Separe um papelão com camada dupla e após estabelecer as medidas, prepare-se para cortar.
Corte uma placa e reserve. Faça as molduras conforme seu projeto. Neste caso, a largura é de 5 centímetros.
Cole a moldura com cola branca. Se quiser usar cola quente, deixe o meio da faixa sem passar a cola branca e passe um filete de cola quente para juntar rapidamente as duas peças (moldura + placa).
Com a moldura colada, use jornal para cobrir. Uma camada é suficiente e de preferência, não lambuze a parte superior deste jornal já colado. As peças que serão coladas a seguir com cola quente não grudam se a superfície estiver úmida!
Como o papel que usei ficou estreito, fiz uma camada a mais para fazer a dobra do jornal para trás, garantindo um acabamento na lateral do objeto.
Dessa forma, o jornal chegou até a parte de trás. Nas quinas, fiz um acabamento nos mesmos moldes: cola e jornal dobrado.
Nesta imagem, dobrei dois clipes e colei atrás na superfície, mas não se mostraram eficazes. Sugiro que faça uma dobra de 90° e insira dentro da placa, depois de fazer um corte na mesma com estilete e usando bastante cola quente. Se precisar apertar, use um pedaço de papel para proteger seus dedos.
Com a estrutura pronta, colei pedaços de papelão e tubos. Aqui vale a criatividade: madeiras, objetos, peças plásticas, areias, cacarecos, tampinhas, etc.
Depois é só pintar. Passei uma camada rápida de branco e não esperei secar. Logo usei tinta acrílica fosca e brilhante. Também aproveitei uns esmaltes de unha que me deram para fazer pingos estilo "Pollock".
Enquanto secava, peguei uma placa de isopor tipo Depron, conhecido como Placa Pluma e cobri com este plástico metalizado de uma embalagem. Passei cola branca na superfície oposta e estiquei o plástico. No verso, fiz o acabamento e prendi com fita crepe. Esta placa foi comprada numa papelaria.
Passei cola branca deixando as duas linhas pretas para colar com a cola quente, como fiz antes na moldura. Esta placa pode ser substituída por aquelas bandejas que vem com frutas, frios, etc. Se a medida for menor, basta cortá-las e colá-las sobre um papel cartão do tamanho correto.
Coloque algum peso (dicionário serve para outras coisas também!) sobre a placa e deixe por algumas horas, mesmo tendo usado a cola quente como no passo anterior. Não recomendo o uso único de cola quente pois a eficácia dela fica comprometida por esfriar rapidamente e perder sua função.
Placa pronta, basta usar alfinetes ou taxinhas. Um detalhe: como usei tubos na decoração, fiquei com espaços que foram preenchidos com pequenas partes: areia, conchas, miçangas, bolinhas ou qualquer coisa que quiser usar.